domingo, 20 de fevereiro de 2011

Finlândia

Capital: Helsinque
Superfície: 338.145 km 2
População: 4.893.747 habitantes
Língua: finlandês, sueco
Religião: protestantismo
Moeda: markka
Principais exportações: alimentos, papel e papelão, madeira, ferro e aço, maquinaria
Principais importações: café, chá, cacau, matérias-primas, petróleo e derivados, produtos químicos

A Finlândia, um país de florestas e lagos, é provavelmente mais conhecida pela sua beleza natural, bem preservada. No extremo setentrional do país, no Verão, o sol não se põe durante quase dez semanas, são as chamadas "noites brancas". Por sua vez, durante o Inverno, passam-se quase oito semanas sem que o sol se vislumbre no horizonte.
Devido ao fato de a Finlândia ter feito parte da Suécia durante sete séculos (do século XII até 1809), cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia tornou-se independente após a Revolução Russa de 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento finlandês, unicameral, é constituído por 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.
A economia finlandesa é moderna e competitiva, sendo o país líder mundial no setor das telecomunicações. As suas principais exportações incluem, para além de produtos do setor das telecomunicações, produtos do setor da metalomecânica, papel, pasta de papel e madeira, artefatos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza dos territórios longínquos do norte deste país inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto. A Finlândia é também o país de vários desportistas de renome, como é o caso dos corredores de Fórmula 1 Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen.
A cozinha finlandesa foi influenciada pelas tradições culinárias europeia, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente salmão) e de carne de rena. Vale a pena provar o karjalanpiirakka (um pastel à base de batata ou arroz), e o kalakukko (espécie de empada de peixe com pedaços de toucinho).

Curiosidade: Na Finlândia, o Natal começa com o pôr do Sol do dia 24 de dezembro, quando o rádio e a televisão apresentam ao povo uma mensagem de paz. Rapidamente todos preparam suas árvores e presentes. Em seguida, dirigem-se ao cemitério para acender uma vela no túmulo dos mortos.
Na interminável noite hibernal, o Natal vem prenunciar aos finlandeses que a boa estação não está tão longe, pois logo o Sol voltará a brilhar. Enquanto isso, é maravilhoso poder festejar o nascimento de Cristo, luz do mundo. As crianças colocam fora da porta vasilhas com arroz e leite para as renas do Papai Noel, que vai passar para entregar os presentes.

Aurora Boreal na Finlândia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário