A Europa encontra-se principalmente nas zonas de clima temperado, sendo submetido a correntes de ventos do oeste.
O clima é mais ameno em comparação com outras áreas da mesma latitude de todo o mundo devido à influência da Corrente do Golfo. A Corrente do Golfo é o apelido de "aquecimento central da Europa", porque torna o clima da Europa mais quente e mais húmido do que seria de outra maneira. A Corrente do Golfo não só leva água quente à costa da Europa, mas também aquece os ventos que sopram de oeste em todo o continente do Oceano Atlântico.
O relevo europeu mostra grande variação dentro de áreas relativamente pequenas. As regiões do sul são mais montanhosas, enquanto se move a norte o terreno desce dos altos Alpes, Pirineus e Cárpatos, através de planaltos montanhosos, baixas planícies do norte, que são vastas a leste. Esta planície estendida é conhecida como a Grande Planície Europeia, e em seu coração encontra-se a Planície do Norte da Alemanha. Um arco de terras altas, também existe ao longo da costa norte-ocidental, que começa na parte ocidental da ilha da Grã-Bretanha e da Irlanda, e continua ao longo da montanhosa coluna, com fiordes cortados, da Noruega.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Finlândia
Superfície: 338.145 km 2
População: 4.893.747 habitantes
Língua: finlandês, sueco
Religião: protestantismo
Moeda: markka
Principais exportações: alimentos, papel e papelão, madeira, ferro e aço, maquinaria
Principais importações: café, chá, cacau, matérias-primas, petróleo e derivados, produtos químicos
A Finlândia, um país de florestas e lagos, é provavelmente mais conhecida pela sua beleza natural, bem preservada. No extremo setentrional do país, no Verão, o sol não se põe durante quase dez semanas, são as chamadas "noites brancas". Por sua vez, durante o Inverno, passam-se quase oito semanas sem que o sol se vislumbre no horizonte.
A economia finlandesa é moderna e competitiva, sendo o país líder mundial no setor das telecomunicações. As suas principais exportações incluem, para além de produtos do setor das telecomunicações, produtos do setor da metalomecânica, papel, pasta de papel e madeira, artefatos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza dos territórios longínquos do norte deste país inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto. A Finlândia é também o país de vários desportistas de renome, como é o caso dos corredores de Fórmula 1 Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen.
A cozinha finlandesa foi influenciada pelas tradições culinárias europeia, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente salmão) e de carne de rena. Vale a pena provar o karjalanpiirakka (um pastel à base de batata ou arroz), e o kalakukko (espécie de empada de peixe com pedaços de toucinho).
Na interminável noite hibernal, o Natal vem prenunciar aos finlandeses que a boa estação não está tão longe, pois logo o Sol voltará a brilhar. Enquanto isso, é maravilhoso poder festejar o nascimento de Cristo, luz do mundo. As crianças colocam fora da porta vasilhas com arroz e leite para as renas do Papai Noel, que vai passar para entregar os presentes.
Aurora Boreal na Finlândia:
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Continentalidade
A continentalidade, como um conceito da geografia, é uma medida direta da distância de cada lugar ao mar.
A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar por causa das diferenças básicas nas características térmicas. No geral, a água absorve cinco vezes mais calor a fim de aumentar sua temperatura em quantidade igual ao do aumento do solo. Logo, quanto mais próximo as grandes massas líquidas, menor será a variação da temperatura (maritimidade) e quanto mais distante as grandes massas líquidas, maior será a variação da temperatura. (continentalidade) Por isso, climas continentais são caracterizados por possuírem grandes variações de temperatura.
Maritimidade
Maritimidade é uma medida da influência da umidade do mar sobre cidades ou países que tenham seus territórios próximos do mar e oceano, provocando um aumento da umidade relativa do ar possibilitando a ocorrência de chuvas ou contato mais intenso com as massas de ar que vêm dos oceanos, o que implica na caracterização das temperaturas locais e regionais.
Assinar:
Postagens (Atom)